Sempre trabalhei muito e como morava sozinha só comia em restaurantes. Em casa fazia no máximo uma macarronada, algumas tortas doces em dias de festas e eram as únicas coisas que cozinhava bem e com prazer - mas tinha horror a panelas!
Meu marido é italiano e quando foi ao Brasil, antes de casarmos, meu irmão e meu sobrinho fizeram terrorismo com ele dizendo que eu não sabia cozinhar. Eu também pensava que era verdade! Para impressionar resolvi enfrentar e fiz uma comidinha (exatamente como mandava a receita) e fiquei irada, porque meu sobrinho ajoelhou-se no chão elevou as mãos ao alto e gritou: "Aleluia!". Que nervoso! Todos começaram a rir e percebi a cara de preocupação do meu futuro marido. Ainda bem que ele aprovou o almoço, para compensar o macarrão horrível da noite anterior!
Há 11 meses moro na Itália e simplesmente apaixonei-me pela culinária. Na primeira semana comecei a inventar (não tinha outro jeito) e alguns dias depois meu marido disse que estava AMANDO a minha comida e confessou que sentiu muito medo por tudo que havia escutado no Brasil ao meu respeito, sobre como ser um fracasso na cozinha e que eu era a melhor cozinheira do mundo! Modéstia à parte, com o passar dos meses, fui percebendo que ele tinha uma certa razão - ao menos no nosso mundinho me considerava a melhor.
Vi que não gostava de cozinhar porquê não tinha tempo e agora o tenho de sobra para fazer e acontecer.
Amo a psicologia, passei anos da minha vida atendendo, mas estou pensando seriamente em render-me definitivamente aos encantos da culinária!
Compartilharei com vocês algumas receitas que inventei, outras que aprendi e alguns truques de uma cozinheira amadora, que mal sabia o significado de pesos, medidas, temperaturas, gratinar, al dente entre outros.
Espero que gostem e que eu consiga exprimir-me da forma mais simples e cotidiana possível.
Bjim com muito karim
Léia
Bjim com muito karim
Léia
Meus utensílios domésticos, até parecem brinquedos de criança!
A minha torradeira faz torradas com a carinha do Mickey!
A minha torradeira faz torradas com a carinha do Mickey!
Dá vontade de ir para cozinha, não é mesmo!
"Que eu faça um mendigo sentar-se à minha mesa, que eu perdoe aquele que me ofende e me esforce por amar, inclusive o meu inimigo, em nome de Cristo, tudo isto, naturalmente, não deixa de ser uma grande virtude. O que faço ao menor dos meus irmãos é ao próprio Cristo que faço. Mas o que acontecerá, se descubro, porventura, que o menor, o mais miserável de todos, o mais pobre dos mendigos, o mais insolente dos meus caluniadores, o meu inimigo, reside dentro de mim, sou eu mesmo, e precisa da esmola da minha bondade, e que eu mesmo sou o inimigo que é necessário amar?"
(Carl Gustav Jung - The Collected Works of CG Jung - Volume XI, par. 520)
Gostei muito desta receita, irei experimentar!
ResponderExcluirObrigada pelo carinho. A receita da Torta de Atum, acima citada, é muito prática e gostosa! Um abraço.
ResponderExcluirO liquidificador e outros são lindos, eu só tinha visto por aqui a torradeira e a chocolateira.
ResponderExcluirAdorei!!
Prazer conhece-la. Registrei seu endereço hoje no meu blog, no marcador de Blogs de Receitas em Outros Paises. É lindo seu blog, sua família e suas receitas, parabéns. Um abraço do Brasil (MG) da Priscila.
ResponderExcluirsó li hj depois da citação na postagem de aniversário. gosta mais ainda de vc. beijo no coração.
ResponderExcluirIncrível como a citação nos faz lembrar também de como, tantas vezes em nossas curtas ou longas vidas, andamos em busca da tão sonhada liberdade e/ou felicidade?
ResponderExcluirEntão também esses dois grandes tesouros, muitas vezes não estão tão perto, mas tão perto... dentro de nós?
Espero que vc seja mais um ser iluminado que tenha conseguido ver o que vai na alma....
Afinal, quem consegue por o carinho que vocÊ põe, nas comidas, capaz de transcender à foto... ah... faz com o coração.
Parabéns pelo aniversário do blog.
Parabéns pelo carinho em compartilhar conosco toda a tua sabedoria.
Bjs
Oi!
ResponderExcluirAdorei o seu blog. Fiz a torta de atum e ficou deliciosa.
Parabéns!
Augustohttp://asimplicidadedascoisas.wordpress.com/
Olá, Léia!
ResponderExcluirVocê sabe que eu sou leitora assídua do seu blog, apenas falta-me tempo para comentar!
Hoje vim até aqui para lhe dizer que tenho uma amiga, praticamente minha irmã, que está mudando-se para a Itália, para ir viver com o namorado que é italiano.
Ela tem uma história muito parecida com a sua, muito trabalho como professora, pouca experiência na cozinha!
Por isso, estou compilando várias receitas simples dos blogs que visito regularmente em um livro, para que ela possa levá-lo para a cozinha e sinta-se à vontade para cozinhar.
Vou indicar à ela o seu blog, ela pode ver as receitas em italiano e assim treina o idioma!
Espero assim ajudá-la bastante, contando com a sua experiência!
Um beijo,
Nô