segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Jantar entre amigos - risoto de salsão , e torta de espinafre

Resolvemos fazer um jantar entre amigos e jogar carta (uno spin) e foi o mais delicioso e divertido que já tive por aqui.
Me estressei um pouco, antes, porque Michele chegaria as 19:30 hs para me ajudar, mas só terminou de trabalhar as 20:30 hs (o jantar era programada para 21 hs).
Fabio (meu queridíssimo cunhadinho), Monica (cara amiga), Clara (minha amiga do Crostata al cioccolato), Enzo (namorado de Clara) e Andrea (irmão de Clara) chegaram, digamos... ... ... pontuais!
Resultado: iniciamos o jantar as 22 hs, mas ninguém viu o tempo passar, pois Michele colocou um vídeo da nossa viagem a Polinésia e distraiu a todos por 30-40 minutos (tempo suficiente para eu terminar o jantar).
Nossa viagem foi inesquecível! Comemos verdadeiras delicias e tomei o famoso suco de noni, pena que em agosto, quando fiz a viagem, não pensava que faria um blog, pois teria fotografado os magníficos pratos que saboreamos.
Meu restaurante preferido em Morea
O fruto Noni
... voltando ao jantar...
Minha máquina fotográfica, ainda com defeito, arruinou minha "sessão" de fotos. Mostro as pouquíssimas que salvaram! Não salvou algumas importantes como a torta de espinafre partida, as almôndegas de ricota e o principal: todos os convidados!

Meu cunhadinho fez esse Tiramisù divino!
Parabéns para ele!!!

Essa duas receitas e conselhos foram adaptadas de dois livros de: A Grande Cozinha - Abril Coleções.

Risoto de salsão
O melhor risoto que comi em minha vida!

RISOTO DE SALSÃO
Dificuldade: baixa 

Tempo de preparo: 15 minutos 
Tempo de cozimento: 25 minutos

Ingredientes para 8 pessoas


700 g de arroz arbóreo 
6 talos de salsão
100 g de queijo gorgonzola
4 cebolas pequenas
12 nozes sem casca
2 taças de vermute branco (
Martini)
3 litros de caldo de legumes
6 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
sal a gosto
pimenta do reino branca


Modo de preparo

Pique fininho as cebolas. Pique em pequenos pedaços as nozes. Lave o salsão e corte-o em fatias não muito finas.

Numa panela grande, refogue as cebolas e as nozes no azeite. Adicione as fatias de salsão e deixe cozinhar por alguns minutos.
Coloque o arroz na panela, deixe dourar por 1 minuto, acrescente o vermute e, mexendo, deixe-o evaporar completamente. Despeje uma concha de caldo e ponha para cozinhar, adicionando mais, lentamente, sempre que o liquido tiver sido absorvido por completo. Mexa de vez em quando.

Depois de cerca de 18 minutos, ajuste o sal e tempere com uma pitada de pimenta do reino. Acrescente o queijo gorgonzola, desmanchado em pedaços, misture bem e desligue o fogo, deixando repousar por 2 minutos, tampado.
Sirva decorado com algumas folhas do salsão.

CONSELHOS
O
arroz absorve facilmente os odores dos recipientes e dos outros alimentos com que entra em contato. Por isso, para conservar o arroz, é aconselhável que ele seja guardado em sacos plásticos bem fechados ou, melhor ainda, em recipientes de vidro com tampa. Além disso, o cereal não suporta calor: se possível, conserve-o em ambiente com temperatura inferior a 20 °C e em local seco.


Outras deliciosas receitas de risoto:
Você também pode encontrar muitas outras receitas no meu Índice de receitas! 
Torta de espinafre

Não foi possível colocar a foto da torta partida, também não escapou a ira da máquina fotográfica!

TORTA DE ESPINAFRE
Dificuldade: Média
Tempo de preparo: 25 minutos
Tempo de cozimento: cerca de 1 hora

Ingredientes para 4 pessoas

250 g de massa folhada (pronta)

500 g de espinafre
250 g de ricota
100 g de queijo parmesão ralado
6 ovos
1 gema
sal
pimenta do reino

Modo de preparo


Limpe, lave e afervente o espinafre em água com sal. Escorra com cuidado e pique-o fininho. Numa vasilha, junte o espinafre, a ricota, 2 ovos, o queijo ralado, uma pitada de sal e uma de pimenta. Cozinhe os ovos restantes por 8 minutos em água fervente, descasque-os e reserve.Abra com o rolo a massa em 2 discos e, com o primeiro, forre uma fôrma de 20 a 22 cm de diâmetro de fundo removível revestida de papel-manteiga. Recheie a torta com o composto de espinafre e queijo.


Abra 4 cavidades no recheio e coloque em cada uma 1 ovo cozido inteiro. Cubra com o segundo disco de massa e feche bem, apertando as bordas.
Pincele tudo com a gema, ligeiramente batida com um pouco de água , e asse em forno a 190 °C por 45 minutos. Sirva a torta ainda quente numa travessa.

Outras deliciosas receitas de torta salgada:
Torta de abobrinha, mussarela de búfala e tomate
Você também pode encontrar muitas outras receitas no meu Índice de receitas! 

8 comentários:

  1. Que blog divino! também sou suspeita pois a coisa que me dá mais prazer na vida é comer!rs
    Bem qu evocê poderia roubar a receitar de tiramissu que seu cunhado vive fazendo e postar ela aqui! beijossss
    Hamanda

    ResponderExcluir
  2. Ja' havia pensado em postar uma receita de tiramissu, mas estou estudando uma receita um pouco diferente, da tradicional, pra fazer! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Que linda torta adorei.
    descobri por acaso este teu cantinho e gostei do vi vou voltar.visita meu cantinho!!


    bjs

    ResponderExcluir
  4. Sabores e aromas, obrigada pela visita.
    Léia

    ResponderExcluir
  5. Deuses!!! mas que jantar com honras e pompas..o cardápio foi de fazer inveja e cadê a receita das almondegas empanadas???
    Ainda bem que hj estou mais livre, sem babies no caminho e estou podendo me deliciar em teu blog...
    Fantástica vc!!!!complimenti
    Dolly

    ResponderExcluir
  6. Querida Dolly, ri muito com o teu comentario porque eu nao vi que nao havia postado a receita! Sera' uma otima desculpa para poder faze-la novamente - era otima! Obrigada. Bjos no coraçao.
    Léia

    ResponderExcluir
  7. Leia, estava a procura de uma receita onde usar um molho de salsão ( comprei para fazer um suco desentoxicante , mas não resultou satisfatório). Vai ser com esta sua receita. Posso usá-la no meu blog depois? Certamente lhe concederei os créditos.
    Seu Blog é perfeito.

    bjos,

    Tida

    ResponderExcluir
  8. Querida Tida
    Com certeza pode fazer a minha receita e colocar no teu blog. Nao ira' arrepender, pois esta receita é deliciosa! Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir

Comentários, dúvidas e críticas são muito bem vindos, embora os de conteúdo ofensivos e inapropriados não serão publicados!
Obrigada:-)