sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Alfajor

Sempre que posso navego em alguns sites e blogs para inteirar-me e admirar pratos novos e diferentes. Salivei ao ver essa receita que chama-se Alfajorzão. Verifiquei o que tinha na minha dispensa, pois já era noite, e tinha apenas 300 g de chocolate meio amargo, 200 g de chocolate ao leite e biscoitos de maisena. Resultado: fiz assim mesmo, com o que tinha, e ficou ótimo! Batizei-o de Alfajorzinho (porque deu somente meia receita).
ALFAJORZINHO
Adaptei: mais você
Dificuldade: fácil


Ingredientes

250 g de chocolate meio amargo picado
250 g de chocolate ao leite picado
raspas de 1 laranja
1/2 cálice de licor de laranja
150 ml de creme de leite fresco
1 pacote de biscoitos de maisena (ou o quanto for necessário)


Modo de preparo


Numa tigela em banho-maria derreta o chocolate meio amargo picado com o chocolate ao leite picado. Depois que derreter,desligue o fogo e RETIRE a panela do banho-maria. Junte raspas das laranjas, o cálice de licor de laranja e o creme de leite fresco. Misture bem e reserve.

Este creme deve ficar espesso, para isso vá misturando o creme até que ele fique na textura desejada. Pegue uma fôrma de bolo inglês (28 cm X 11 cm X 7 cm) e unte o fundo e as laterais com manteiga. Depois forre a fôrma com um saco plástico, de maneira que sobre plástico para fora da fôrma. Tente deixar o saco bem lisinho para evitar que o doce fique com ranhuras.

Comece a montar o doce da seguinte forma: coloque um pouco do creme de chocolate (só para forrar), depois faça uma camada com biscoitos de maisena. Depois coloque mais uma camada de creme dechocolate, outra camada com biscoitos e mais uma camada de creme de chocolate. Cubra bem o doce com o saco plástico que sobrou das laterais.


Dê leves batidas na fôrma contra uma superfície lisa, para assentar o chocolate e as bolhas de ar saírem. Leve para gelar por 2 horas, corte em fatias.


Outras deliciosas receitas com chocolate:
Minha cara amiga Gabriela é italiana, mas viveu sua infância na Argentina e já foi várias vezes para o Brasil, a passeio, pois tem muitos amigos em São Paulo. Ela cozinha muito bem e fez, para mim, essa deliciosa torta (doce) de abóbora.

13 comentários:

  1. Leia,
    Me encanta la mezcla de naranja y chocolate. Esta receta debe de estar buenísima!
    Besos!

    ResponderExcluir
  2. Olà seu blog e suas fotos sao lindas! Parabèns. Assim como voce, eu tambem tento cozinhas brasileiro aqui na Italia. Cheguei no seu blog atravès do blog de Patricia - Technicolor Kitchen, pois me chamou atençao o titulo do seu blog. O meu tambèm è "Cucchiaio", ma di legno!
    Bom fim de semana
    Pati

    ResponderExcluir
  3. Querida Marilu Perez, gracias, gracias (no escribo bien el espanol). Un abrazo grande. Léia

    ResponderExcluir
  4. Querida Patricia, o mundo é muito pequeno e é uma grande e bela coincidência o nome de nossos blogs! Muito obrigada pelo carinho. Um grande abraço. Léia

    ResponderExcluir
  5. Ai querida como vc está chique ai na Itália! sempre preparando delicias para seus entes queridos! é vamos ver se em seu aniversario (que por sinal está bem proximo) alguém prepara algo delicioso em sua homenagem!
    beijos AMO VC!
    Hamanda

    ResponderExcluir
  6. Querida Hamandinha, me emocionei com a tua mensagem. Muito obrigada pelo carinho e por estar lembrando-se do meu niver. Também espero que alguém faça algo gostoso pra mim embora, este ano, nao quero festinha. Saudades de quem te ama, Léia

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Existem vantagens nas meia receitas... como acabam logo, podemos fazer outra logo em seguida!! :DD

    ótima sugestão....

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Adoro laranja com chocolate, tenho até licor.
    A torta eu faço uma parecida, mas vou fazer a sua também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Fui deixar uma mensagem para minha querida Edilia do blog cantinho da Edilia, vi sua mensagem e resolvi visitar seu blog
    Parabéns está lindíssimo!!!!
    Beijos de luz, Sucesso!!!

    ResponderExcluir

Comentários, dúvidas e críticas são muito bem vindos, embora os de conteúdo ofensivos e inapropriados não serão publicados!
Obrigada:-)