segunda-feira, 27 de abril de 2009

Berinjela a parmigiana, e Torta de frutas vermelhas

Apaixonei-me pelo livro "Il mio giro d'italia" de Jamie Olivier e a receita que mais me chamou a atenção foi a clássica Berinjela a parmegiana.
Sempre escutei dizer que é uma receita muito difícil de fazer e esse motivo não me encorajava, até que comprei este fantástico livro e enchi-me de coragem!
Não achei nem um pouco difícil e o resultado foi muito melhor do que o esperado - deliciosa!


BERINJELA A PARMEGIANA

Ingredientes:
3 berinjelas grandes e firmes
1 cebola, picada fininho
1 alho amassado ou picado fininho
2 latas de 400 g de tomates pelados de boa qualidade ou 1 kg de tomates maduros (obviamente mais doces e melhores)
Sal e pimenta-do-reino
1 colher (sopa) rasa de orégano
Um pouco de vinagre de vinho
150 g de mozarela(mussarela) de búfala cortada em fatias
Azeite de oliva
Um maço pequeno de manjericão (lavar e enxugar - somente as folhas)
Parmesão ralado na hora (1 a 2 xícaras das de chá)
Farinha de rosca - pão moído (1/2 a 1 xícara das de chá)

Modo de preparo:
Corte as berinjelas em fatias de 1 cm e coloque a parte.
Grelhe as berinjelas (chapa ou frigideira), é importante que esteja muito quente.
Enquanto isso, coloque 2 colheres (sopa) de azeite de oliva numa panela grande em fogo médio. Acrescente a cebola, o alho e o orégano e cozinhe por cerca de 10 minutos, até que a cebola esteja macia e o alho esteja um pouco dourado.
Se estiver usando os tomates pelados, rompa-os, se estiver usando os tomates frescos, imerja-os ( com a ajuda de um garfo) em água fervente por 40 segundo. Retire-os da água com ajuda de uma espumadeira e coloque-os numa vasilha com água fria por 30 segundos, depois retire delicadamente a pele, despreze as sementes e pique a polpa. Acrescente a polpa de tomates frescos (ou os pelados) na panela com a cebola, o alho e o orégano. Mexa, tampe e deixe cozinhar por uns 15 minutos.

Enquanto os tomates cozinham, grelhe as berinjelas dos dois lados: provavelmente não será possível grelhar tudo de uma só vez e deva fazer o processo várias vezes até estarem tudo pronto.
O molho de tomates terá reduzido, tempere com sal, pimenta-do-reino e algumas gotas do vinagre, depois acrescente o manjericão.
Em um pirex (25 x 12-15 cm ou o que preferir), distribua uma leve camada do molho, depois polvilhe levemente com o parmesão, em seguida faça uma única camada de berinjela e distribua algumas fatias de mozarela. Proceda com essas camadas até ter utilizado todos os ingredientes, completando com um pouco do molho, uma generosa camada de parmesão ralado e a farinha de rosca (pão moído). Leve ao forno, preaquecido, a 190° per 1/2 hora ou até que esteja bem dourada e crocante. O ideal é comê-la súbito, mas pode-se também servir fria.

Já esta saborosa torta a vi no blog da Bia Belliard, foi água na boca a primeira vista! Como um dia antes eu tinha comprado amoras e framboesas - vocês já sabem o meu amor pelas frutas vermelhas - resolvi fazer esta adaptação e amei. Comemos a torta inteira no mesmo dia. Ooooo gula! 
TORTA DE FRUTAS VERMELHAS

Ingredientes massa:
2/3 de xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de manteiga à temperatura ambiente
2 colheres (chá) de raspas de casca de limão
1 ovo
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de semente de papoula
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 de colher (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de creme azedo *

Ingredientes recheio:
1 xícara (chá) de amoras
1 xícara (chá) de framboesa
1/3 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de farinha de trigo
1/4 de colher (chá) de noz moscada

Modo de preparo


Pré-aquecer o forno à 175°C. Untar e polvilhar com farinha uma forma de abrir de 23 a 25 cm de diâmetro. Bater o açúcar com a manteiga até esbranquiçar. Juntar as raspas de limão e o ovo. Bater 2 minutos em velocidade média.

A parte, misturar bem a farinha com as sementes de papoula, o bicarbonato e o sal. Juntar esta mistura seca à mistura de manteiga e açúcar alternadamente com o creme azedo, batendo bem após cada adição. Espalhe esta mistura na forma preparada, utilize uma colher para fazê-lo, e faça uma borda, fazendo uma cavidade no meio onde vai ser colocado o recheio.

Misture todos os ingredientes do recheio e coloque na cavidade da massa. Leve para assar por 45 minutos ou até que as bordas da massa estejam bem douradas. Deixe esfriar 10 minutos e tire o aro da forma.
Prepare uma calda com 1/3 xícara de açúcar extra-fino com 1 a 2 colheres de sopa de leite e espalhe sobre o bolo ainda morno.

* Creme azedo: 250 ml de creme de leite fresco e de preferência não pasteurizado (cru) adicionado de 1 colher de sopa de suco de limão, deixar em temperatura ambiente por 1 hora e depois guardar na geladeira.

29 comentários:

  1. Léia, que capricho! ficou tudo tão perfeito, adorei... se Juh ver este post ela vai quer fazer tudo ainda hoje. ela ama tudo isto!beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro os livros do Jamie!! Esse eu não tenho... e adoro tb berinjela a parmegiana... que delícia!

    ResponderExcluir
  3. Hum...q blog gostoso! Adorei suas receitas!

    ResponderExcluir
  4. Querida Léia, a parmigiana (assim a chamamos carinhosamente) por aqui è prato forte. 'E un classico das reunioes de familia. Geralmente vai tambèm um ovo cozinho cortado em rodelas. 'E una delicia. Imagina que no cardapio das pizzarias vc encontra atè a pizza parmigiana.
    Enfim, è realmente deliciosa.
    Beijinhos,
    Pati

    ResponderExcluir
  5. Delicia essas receitas, Leia. Também adoro beringela . Tem um libro italiano que se chama a colher de prata (ganhei o ano passado de meu marido) tem umas receitas de beringela maravilhos
    A proposito, tenho certezaque a torta de frutas nao durava aqui tmb,
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Devemos ao Jamie Olivier o facto de ele ter introduzido a "Cozinha Mediterrânica" em sociedades que até aí "comiam" muito mal...Ele continua a fazer sucesso em Inglaterra e nos EUA, mas nas nossas cozinhas também!
    Gostei muito das tuas receitas de hoje.A beringela porque faz muito bem ao colesterol e é anti-cancerígena (como todos os legumes roxos).Da Torta (Tarte como dizemos aqui em Portugal) porque adoro frutos silvestres.
    Ficaram lindas e apetitosas! Bjs.Bombom

    ResponderExcluir
  7. Oi Léia! Obrigada pelo recado! Adorei as receitas! E do bolo de maçã também! Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Me deu agua na boca esta foto da torta, vou ter que fazer de novo !! E a berinjela ? Eu adoorrro, ainda mais deste jeito ! Tb vou ter que fazer, rs ! Este livro do Jamie ainda nao tenho, fico sempre paquerando ele na livraria, mas tento me controlar ! bjocas

    ResponderExcluir
  10. Léia, que lindas fotos! Ganhei esse livro do meu marido de aniversário (mil intenções gastronômicas dele!) e ainda não consegui testar nenhuma receita, acredita????
    Adorei também a torta de frutas vermelhas!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. A melhor coisa é a engorda em cumplicidade. Ninguém fala, ninguém reclama. Tá todo mundo fofinho, dentro do padrão de quem come bem. E bota bem nisso.

    Abraço Leia...

    ResponderExcluir
  12. Flor, hehe quem falou que era difícil não sabe o que é realmente um prato difícil, pq beringela a parmegiana é super prática, a única coisa ruim, é a fritura.
    Adorei as duas receitas viu!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Ah, eu já fiz uma berinjela muito parecida com essa! E sei como fica gostosa! É realmente saborosa! Já o bolo com frutas silvestres me agrada muito, mas o preço das frutinhas.... me fazem pensar 2 vezes antes de comprar.

    ResponderExcluir
  15. Ficaram dois pratos maravilhosos, tanto a tarte como a beringela, umas delícias, também eu comia de uma só vez, quando é bom, bjs.

    ResponderExcluir
  16. Leia, que beleza!
    Adorei a beringela. Tb deve resultar muito bem com courgette - ui, que delícia! :)

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Olá!!

    Essa beringela a parmegiana deve ficar uma delícia!!...eu adoro comida italiana e também sou fã de beringela...a julgar pelo aspecto e pelos ingredientes deve ser um prato óptimo!

    Para rematar, ainda tinha que vir esse bolo-torta com frutos vermelhos para sobremesa...com esse aspecto não me admira nada que tenha voado num ápice!

    Um jantar em grande!:)

    ResponderExcluir
  19. Olá :) Vim agradecer a visita ao meu blog e já me deparei com fotos deliciosas. Para além disso a psicologia faz parte da nossa vida, né? ;)
    Adoro beringela e essa torta ficou lindíssima.
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Oi Léia,

    gostei da sugestão de grelhar a beringela primeiro.

    Na semana passada fiz beringela no forno com soja à bolonhesa e ficou bom mas achei que a beringela não estáva nada de especial.

    Vou repetir a minha receita mas desta vez vou grelhar a beringela como você. Obrigada pela dica ;-) Valeu!

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  22. Leia, es una receta excelente! Da gusto pasarse por tu blog! Besos!

    ResponderExcluir
  23. Léia, como todas as mães a minha é mais uma que realmente conhece muito bem seus filhos. Eu realmente adorei a receita! De tanto que a minha mae fala de vc e do seu blog resolvi vir aqui vistiar e adorei, inclusive já adicionei à minha pagina de favoritos. Sucesso, Julia.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Tinha pensadoem comprar, pelo visto vale a pena mesmo.
    Adorei a receita de berinjela,pois gosto muito de berinjela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Obrigada pela felicitação, e muitolegal fazer amizade pela internet.
    beijos
    Adoro seu blog

    ResponderExcluir
  27. Oi, muito bom o seu blog. Adoro berinjelas e tenho três na gaveta da geladeira. Estava pensando em fazer antepasto, mas mudei de idéia. Amo à parmegiana, mas me incomoda um pouco ter de empaná-las antes de levar ao forno. Vou tentar a sua maneira, com as fatias grelhadas. Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Que delicia de sobremesa, e muito bem apresentada com óptimo mix of flavours, belíssimo. jinhos doces :) xx

    ResponderExcluir

Comentários, dúvidas e críticas são muito bem vindos, embora os de conteúdo ofensivos e inapropriados não serão publicados!
Obrigada:-)