Resolvi participar do Projeto Reciclar na Cozinha do blog Delicias & Talentos, pois tenho mania de reciclagem. Estou sempre "de olho" na minha geladeira e com certeza quando vejo que tem alguma verdura que deveria ter sido consumida e está para estragar no mesmo dia vira sopa! Amo sopa e faço mesmo no verão e como aqui na Itália é frio a maior parte do ano já virei uma expert desse prato! Queijos viram almôndegas vegetarianas. As vezes cozinho as verduras espero esfriar, misturo com queijos diversos que tenho no frigo e faço uma torta e por aí vai!
Aprendi nos livros do Jamie Oliver a usar os talos das verduras (que sempre jogava fora) e minhas sopas e tortas hoje são muito mais nutritivas.
Como viajei semana passada e tinha muitas verduras para consumir, congelei tudo, cada uma com sua técnica adequada.
Na cozinha reciclada não existe regras! É só usar o que tiver na geladeira e na despensa, ficar atento aos prazos de validade e usar a imaginação! Assim você ajuda o ambiente e "seu bolso"!
O ano passado ganhamos mais de cinco panetones, então resolvi inventar uma receita que fez muito sucesso. Aproveitei a receita de um creme que minha mãe faz para uma deliciosa torta, usei sobras de panetone, bebidas que tinha ainda um pouquinho nas garrafas, alguns pedacinhos de laranja cristalizada que estava na geladeira há um bom tempo e voilà!
TORTA DE PANETONEAprendi nos livros do Jamie Oliver a usar os talos das verduras (que sempre jogava fora) e minhas sopas e tortas hoje são muito mais nutritivas.
Como viajei semana passada e tinha muitas verduras para consumir, congelei tudo, cada uma com sua técnica adequada.
Na cozinha reciclada não existe regras! É só usar o que tiver na geladeira e na despensa, ficar atento aos prazos de validade e usar a imaginação! Assim você ajuda o ambiente e "seu bolso"!
O ano passado ganhamos mais de cinco panetones, então resolvi inventar uma receita que fez muito sucesso. Aproveitei a receita de um creme que minha mãe faz para uma deliciosa torta, usei sobras de panetone, bebidas que tinha ainda um pouquinho nas garrafas, alguns pedacinhos de laranja cristalizada que estava na geladeira há um bom tempo e voilà!
Minha criação
Ingredientes para a montagem:
Panetone (o suficiente para cobrir duas vezes o fundo de uma forma)
1 colher (sopa) de conhaque
1 colher (sopa) de licor de laranja (usei Aurum)
Ingredientes para o creme:
3 gemas
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de amido de milho (maisena)
1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de creme de leite sem soro
- Ingrediente para a cobertura e decoração:
- 300 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
- laranja cristalizada ou enfeite com o que preferir
Modo de preparo do creme:
Em uma panela, misture o leite condensado, o leite, a maisena e as gemas (misture bem para dissolver a maisena). Leve ao fogo baixo e mexa sempre até engrossar. Retire do fogo, misture o creme de leite, deixe esfriar e reserve.
Montagem da torta:
Forre o fundo de uma travessa com panetone em fatias, banhe com a metade do conhaque e a metade do licor de laranja, coloque metade do creme, outra camada de panetone, molhe com o restante do conhaque e do licor e coloque o restante do creme. Cubra com o chantilly e decore com a laranja cristalizada ou com o que preferir!
Outras deliciosas receitas natalinas:
Você também pode encontrar muitas outras receitas no meu Índice de receitas!
que buena te ha quedado ese ttocito me lo comia yo ahora, besos
ResponderExcluirUau! Bem a proposito da época que se avizinha! Amei, sem dúvida que amei a sua Culinária Reciclada menina!
ResponderExcluirE fico feliz que tenha escolhido uma sobremesa pois estão em menor número no passatempo.
Por cá não temos hábito de Panetone mas o Bolo Rei português é bem idêntico e serve na perfeição para reaproveitar através desta maravilhosa receita de torta.
Amiga, muito, mas muito obrigada pela sua sensacional participação.
Beijinhos.
Rute
P.s.-Não esquece de enviar mail para culinariacolectiva@gmail.com (se calhar já enviou...). É necessário p.f.
Léia, querida, também tenho horror a disperdício, parece que estou fazendo algo muito errado quando preciso jogar comida fora. Fico com dor na consciência.
ResponderExcluirAh, mas espero ganhar panetones este ano para fazer esta torta! Em casa o marido não gosta, e eu já não acho mais graça em panetone industrializado...
beijos
Óptima ideia, esta altura do ano é sempre cheia de exageros e sobras, convém aproveitar tudinho :)
ResponderExcluirGanhar panetones é algo que sempre acontece e sua forma de aproveitamento é muito boa.
ResponderExcluirTambém vou participar, dessa vez com um prato salgado, coisa mais rara na minha cozinha.
Seu cd já está a caminho!
Bjs.
Léia,
ResponderExcluirAqui em casa, aproveito as sobras para fazer mexidão, faço um omelete, coloco sobras do arroz, feijão, farinha de mandioca....e tudo que tiver dando sopa na geladeira.
todos adoram, só não postei nada sobre o mexidão, porque a aparencia não fica legal..kkkkkkk
adorei essa sua receita, ficou linda, e tenho certeza que deliciosa também.
agora, tenho destino certo para os meus panetones....
beijos
Léia querida, que saudades de passar por aqui! Amei a receita, pena que aqui em casa o panetone não sobra nem no pacote, não ia dar tempo de virar essa deliciosa torta.. Mas um restinho de bolo aí embaixo também iria muito bem!
ResponderExcluirBeijos!
Minha amiga, essa sobremesa não é de sobras, pois é chic demais!!! Muito bem apresentada, com uma cara ótima, voce está de parabéns, aliás como sempre né?
ResponderExcluirUm sucesso, com certeza!
Fica bem minha flor, tudo de bom pra voces, e obrigada pelo seu carinho sempre!
Adorei.
ResponderExcluirBeijinho.
MUITO BOA IDÉIA ESSA DA TORTA ,TODO ANO FAÇO UMA COM PANETONE E SORVETE FICA DELICIOSA!
ResponderExcluirA SUA ESTÁ LINDA DEU VONTADE DE FAZER!
BEIJO
Adorei essa receita! E quanto panetone que ganhou ano passado! Esse doce é uma ótima para esses casos!
ResponderExcluirBeijocas
Léia, ficou divino. O panetone é uma delicia portanto esta torta só pode ser óptima. ´
ResponderExcluirBjs
Conceição
Aff Leinha...a porquinha Pig só de olhar já engordou dois kgs!
ResponderExcluirhehehe Maldade! Mas tb quem vai fazer dieta no Natal? beijos, amei a receita...sou louca por panetone!
Oi, Léia! Que saudades!!!!!!! Que máximo essa sua receita feita com as sobras de panetone! Deve ter ficado deliciosa, adoro adicionar bebidas em doces, acho que dão um toque especial! Mil beijos!
ResponderExcluirLéia, que delicia essa receita veio a calhar pq agora é a época que ganhamos muitos panettone. Ja ta salva essa receita. Outro dia fiquei horas aqui no seu blog, estava mostrando para o marido a mesa q vc fez no aniversario de seu marido. Disse pro marido, olha como ela faz a mesa bonita,a minha nao fica assim tao linda, vou me inspirar na sua.
ResponderExcluirbjs
Oi Léia
ResponderExcluirÉ a primeira vez que estou por aqui, e adorei tudo o que vi. Vou fazer esta receita, pois amo cozinhar e deve ficar deliciosa.
Quero te convidar para conhecer meu blog o Trésors, vou adorar te receber por lá.
Beijinhos e voltarei!
Léia, que delícia esse doce. Ótimo reaproveitamento. Em casa também utilizo tudo que posso, o bolso e o planeta agradecem!
ResponderExcluirBjs
Essa torta ficou lida, e com certeza deliciosa, hummmmmmmmm!!!
ResponderExcluirÓtima idéia!
andreaquitutes.blogspot.com/
bjs,Andréa....
Menina, também acabo ganhando muitos panetones sempre. Adoooooro! E acho que nunca é demais rsss. Amei essa dica da torta. Parece divina!
ResponderExcluirbjk
minha filha, acho que esta foi a herança que te deixei, aproveitar tudo, rs rs, destesto jogar comida fora. ficou maravilhoso este pave. bjs
ResponderExcluirLéia, essa torta está linda demais!
ResponderExcluirSe eu mostrá-la para o Leandro, tenho certeza de que ele vai querer provar.
Beijos.