terça-feira, 29 de junho de 2010

Pavlova com morango e chocolate

Tenho muitos livros de culinária, mas tem alguns que são meus preferidos, como o "Chocolate" de Maxine Clark. Já fiz uma receita de Brownie ao chocolate e nozes, onde foi considerado por alguns amigos como o doce mais perfeito que tinha feito até então. Agora resolvi experimentar essa Pavlova com morango e chocolate, que também pode ser considerada como a sobremesa perfeita. Este doce australiano foi inventado em 1935 por um chef de um hotel a Perth em homenagem a bailarina clássica Anna Pavlova.

Pode-se fazê-la com um dia de antecedência! Prepara-se o merengue e a calda de chocolate e reserve para o dia seguinte. No caso da calda de chocolate, quando for usá-la deve esquentá-la em fogo baixo para derreter novamente e o merengue deve esperar esfriar e colocá-lo em um recipiente hermético até o momento de servir (como eu não tinha um recipiente tão grande, cobri com um pano limpo e coloquei dentro do forno de um dia para o outro).


PAVLOVA AO CHOCOLATE E MORANGO
Quantidade: 6-8 pessoas

Ingredientes para a calda de chocolate meio amargo (rende cerca de 225 ml):
115 gr de chocolate meio amargo (ou fondente) 60-70% di cacau, ralado
100 ml creme de leite fresco
20 gr manteiga sem sal, em cubos


Ingredientes para a Pavlova:
4 claras de ovo grandes
uma pitada de sal
125 gr açúcar de confeiteiro (ou a gôsto) + um pouco para o creme chantilly (embora não usei)
1 colher (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de baunilha
1 colher de vinagre de vinho branco
110 gr chocolate meio amargo (ou fondente) 60-70% de cacau, ralado
400 ml creme de leite fresco
450 gr morango, lavados, secados com papel toalha e cortados em 4 partes
uma fôrma grande, coberta com papel manteiga, onde devera' desenhar um circulo de 23 cm de diâmetro (usei a tampa de uma panela para fazer o desenho)

Modo de preparo da calda de chocolate meio amargo:
Una o chocolate e o creme de leite fresco em uma panelinha e esquente em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até obter uma consistência fluída e uniforme. Não deixar ferver. Acrescente a manteiga misturando com um batedor elétrico. A calda deve ser servida quente.

Modo de preparo da Pavlova:
Preaqueça o forno a 140 °C.
Com um batedor elétrico, limpo e seco, monte as claras em neve muito firme com uma pitada de sal em uma vasilha limpa e seca. Acrescente, aos poucos, o açúcar de confeiteiro, uma colher de cada vez, estando atento para não desmontar o meringue, então acrescente o chocolate ralado.

Coloque o merengue, a colheradas, sobre o circulo feito no papel manteiga e uniformize (assando, o merengue ira' alargar, formando um disco de cerca 30 cm de diâmetro). Leve ao forno por uns 45 minutos (o meu ficou pronto em 1 hora, pois onde moro é muito úmido) ou até quando comece a dourar e a inchar um pouco. Tire do forno e deixe esfriar.
Monte o creme de leite fresco com um pouco de açúcar de confeiteiro (a gôsto, embora não coloquei na minha receita).

Delicadamente, retire o merengue do papel manteiga. Fatiar em 6 ou 8 pedaços e disponha-os em um prato grande, sobrepondo levemente as fatias. Espalhe, generosamente, o creme chantilly sobre o merengue, distribua os morangos e cubra com a calda de chocolate. Sirva imediatamente!


Outras deliciosas receitas com morango e chocolate:
Você também pode encontrar muitas outras receitas no meu Índice de receitas!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Voltei!

Vivi dias maravilhosos ao lado de meus amigos Rosana e Ricardo. Senti uma alegria imensa por passar dias belos e intensos com eles e fortalecer ainda mais a nossa amizade! Muito obrigada, vocês aqueceram meu coração e diminuíram a dor da saudade que sinto dos meus no Brasil.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Tartes Tatins de morango

Fiz essa receita de tartes tatins de morango há 2 semanas atrás e quero repeti-la para minhas visitas, pois é deliciosa e super fácil de fazer. Espero que vocês também apreciem.


TARTES TARTINS DE MORANGO
Fonte: ciliegina sulla torta


Ingredientes para 6 pequenas tatins (8 cm) ou uma tatin grande (20 cm):
400 gr de massa folhada (pronta)
80 gr de açúcar
50 gr de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de água
1 fava de baunilha
Mais ou menos 500 gr de morangos


Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180-200 °C. Abra a massa folhada a uma espessura de uns 4 mm. retalhe 12 discos de diâmetro de 8 cm ou duas de 20 cm.
Em uma panelinha coloque a manteiga com o açúcar, a água e a fava de baunilha (anteriormente aberta no sentido do comprimento com uma faca pontuda), leve tudo ao fogo e deixe ferver por alguns minutos. Distribua os morangos nas forminhas (ou na forma grande) levemente untadas (coloque morangos inteiros ou pela metade, depende do tamanho, usei pequenos e inteiros), lembre-se que depois sera' visto a parte de baixo. Derrame o caramelo sobre os morangos e coloque dois discos de massa folhada em cada forminha. Feche com cuidado e leve ao forno por uns 20 minutos.

Deixe esfriar o doce nas forminhas e no momento de servir, desenforme as tatins colocando-as de cabeça para baixo (se a massa estiver levemente presa na forminha é só ajudar cuidadosamente com uma faca de mesa). Sirva com uma colherada de creme chantilly.

Outras deliciosas receitas com morangos:
Você também pode encontrar muitas outras receitas no meu Índice de receitas!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Salada de morangos, aspargos e abacate

Essa salada de morango, aspargos e abacate é a receita de salada mais deliciosas que já comi! É realmente incrível e vale a pena experimentar!


SALADA DE MORANGOS, ASPARGOS E ABACATE
Adaptado: Il pranzo di babette


Ingredientes para 4 porções:
12 a 15 aspargos
250 gr de morangos
1 abacate maduro
120 a 150 gr de queijo de cabra fresco
manjericão
pimenta rosa em grãos
sal rosa do Himalaia (não deixe de fazer se não tiver o sal rosa, use o normal)
azeite de oliva extravirgem
suco de limão

Modo de preparo:
Cozinhe os aspargos ao vapor e deixe esfriar. Lave e enxugue cuidadosamente com papel toalha os morangos e divida-os em quatro.
Em um pilão (ou liquidificador) triture o sal com a pimenta rosa, acrescente azeite e suco de limão a gosto e misture muito bem.

Corte o abacate em cubos e tempere imediatamente com a emulsão de sal e pimenta rosa, misture bem e cuidadosamente. Una os aspargos, os morangos e o queijo de cabra em pedacinhos. Acrescente o manjericão quando for servir.


Você também pode encontrar muitas outras receitas no meu Índice de receitas! 

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mousse de morango

Como o dia dos namorados, no Brasil, está aproximando e morango recorda o amor, sugiro essa deliciosa mousse! É perfeita, espero que vocês também gostem.


MOUSSE DE MORANGO
Adaptado: Ciliegina sulla torta


Ingredientes para 8-10 porções:
300 gr de morangos + alguns para a decoração
150 gr de açúcar
suco de meio limão siciliano (se não tiver use outro)
6 gr de gelatina em folha
300 ml de creme de leite fresco + 100 ml para a decoração


Modo de preparo:
Lave os morangos, enxugue-os com papel toalha, fatie 300 gr deles e misture com o suco do limão; bata no liquidificador ou mixer com o açúcar até obter um purê bem liso.

Esquente em banho-maria a metade do purê, sem deixar ferver, amoleça a gelatina em água fria por 10 minutos e derreta-a no purê quente mexendo bem. Una ao restante do purê reservado, misture bem e deixe esfriar completamente, misturando as vezes.

Quando o purê é completamente frio, monte o creme de leite fresco em chantilly e acrescente ao purê misturando delicadamente (sempre de baixo para cima para não desmontar).

Cubra com plástico de cozinha e leve a geladeira por 4 horas ou até endurecer. Antes de servir, elimine, delicadamente, o plástico e decore com os 100 ml de creme de leite montado chantilly e com os morangos reservados.


Você também pode encontrar muitas outras receitas no meu Índice de receitas!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Bolo com morango, chocolate e avelã


Minha querida amiga e mãe do coração, Ângela (Ora Pitangas!) está fazendo aniversário hoje! Parabéns amiga. Muitas bençãos e alegrias nesse dia especial e sempre.
Sabes como és importante e especial para mim. Obrigada por tudo. Beijos no teu coração

A receita de hoje é um bolo com morango, chocolate e avelã, muito saboroso e diferente. Espero que vocês também gostem!


quinta-feira, 3 de junho de 2010

Salada com morangos e radicchio

Hoje preparei uma refrescante e saborosa receita de salada com morango e radicchio. Usei vinagre balsâmico para dar um toque especial! Bjim


terça-feira, 1 de junho de 2010

Suflê de morango

Essa semana estou a "mil". Hoje é minha apresentação de flauta, domingo irei novamente apresentar a peça teatral em outra cidade e na próxima semana minha amiga Rosana e seu marido Ricardo virão me visitar (estou super feliz por isso\o/). Sempre que alguém do Brasil vem me visitar sinto uma alegria sem fim!


Para o Festival de morangos preparei esse suflê que derrete na boca. Comi dois de uma só vez, pois é delicioso!

SUFLÊ DE MORANGO
Adaptado: A grande cozinha - Abril coleções
Dificuldade: média
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de cozimento: 10 a 20 minutos
Quantidade: 8 potinhos


Ingredientes


300 gr de morangos bem maduros
100 gr de açúcar (a receita original pedia 120 gr)
20 gr de manteiga
2 gemas
5 claras
suco de 1 limão (coloquei a metade de um siciliano)
1 cálice de kirsch* (destilado de cereja) eu não tinha, então coloquei licor de laranja
açúcar de confeiteiro

Modo de preparo


Lave e escorra os morangos com cuidado e retire os cabinhos.
Bata 2/3 deles no liquidificador juntamente com o açúcar, o suco de limão (coado), e o licor. Acrescente as gemas, uma por vez, aos morangos batidos.


Unte com manteiga 8 potinhos de louça para suflê e pulverize cada um com açúcar de confeiteiro. Bata as claras em neve bem firme e incorpore-as ao composto preparado, misturando delicadamente de baixo para cima para não perder o volume.
Com uma colher, divida o composto entre os potinhos de louça e acrescente os morangos restantes, cortados em pedacinhos, apertando-os ligeiramente com os dedos sobre a superfície do suflê.


Asse em forno preaquecido a 210 °C por 10 minutos (os meus quando deu 10 minutos tirei-os do forno e comi um, em baixo era muito liquido e em cima já era bom, então voltei-os imediatamente ao forno, por mais 10 minutos com o calor do fogo somente em baixo - ficou perfeito depois). Retire os potinhos do forno e arrume numa travessa. Pulverize com açucar de confeiteiro.


* Kirsch é uma aguardente de origem alemã e suíça, obtida pela destilação de uma variedade de cerejas acidas, que são mais apropriadas do que a cereja doce para a confecção de geleias e licores.



Outras deliciosas receitas com morango:
Você também pode encontrar muitas outras receitas no meu Índice de receitas!