Nessas férias no Brasil tive o grande prazer de conhecer pessoalmente a minha querida amiga Ângela, seu marido Nick e seus filhos Juh e Mah.
No mês passado, Michele e eu tivemos o prazer em receber o Nick em nossa casa! Foram dias maravilhosos e parecia que nos conhecíamos há anos e anos! Toda a família apaixonou-se por ele, pela sua inteligência, educação, carisma e docilidade.
Fiz um jantar especial para recebê-lo e convidei meus sogros e meu cunhado para estarem conosco. Infelizmente, pela grande emoção, esqueci de fazer fotos.
No domingo a minha sogra ofereceu um almoço ao Nick...
... e ele, como excelente cozinheiro (faz os melhores pães que já comi),
fez um delicioso Pão de ervas (seu "carro chefe"), para presentear minha sogra!
Abaixo um slide com algumas fotos da execução do pão:
fez um delicioso Pão de ervas (seu "carro chefe"), para presentear minha sogra!
Abaixo um slide com algumas fotos da execução do pão:
Depois que o Nick retornou ao Brasil fizemos a nossa colheita de azeitonas, para poder fabricar o azeite que consumimos em nossa família. Posto esse slide com algumas fotos especialmente para ele que tanto queria ter participado:
Querido Nick, muito obrigada pela alegria que trouxe para a nossa casa! Pela amizade verdadeira, pelo respeito e simpatia que nos encheu de muita joia e nos mostrou que agora temos um grande irmão para sempre.
Esperamos que na próxima visita venha toda a família, para que a nossa alegria seja completa!
Amamos você! Bjos no coração
Léia e Michele
Ingredientes:
2 tomates maduros
1 cebola média
¾ de xícara (chá) de óleo
1 e ½ xícara (chá) de água filtrada
1 ovo
4 dentes de alho
salsinha, manjerona, manjericão, orégano fresco, cebolinha, ou outras ervas que preferir
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
3 colheres (sopa) de fermento biológico granulado
Ingredientes para a cobertura:
2 tomates maduros sem sementes
manjericão
2 dentes de alho
azeite de oliva extravirgem
sal grosso
Modo de preparo:
Bater no liquidificador os tomates, a cebola, o óleo, a água e o ovo. Em seguida pulsar o alho, a salsinha, a manjerona, o manjericão, o orégano fresco e a cebolinha.
Numa tigela, colocar a farinha de trigo, o açúcar, o sal e o fermento. Misturar os secos e em seguida despejar a batida das ervas e mexer com uma colher de pau, fica como uma massa de pão de forma, massa mole, caso necessário acrescente mais farinha, pois vai depender da quantidade de ervas que você usar.
Unte uma forma grande de buraco no meio ou duas de pão de forma, coloque a massa dentro,e deixe crescer por 40 minutos.
Modo de preparo da cobertura:
Pulse os tomates com o manjericão, os alhos e o azeite. Coloque por cima do pão, salpique sal grosso e leve para assar.
PARABÉNS UMA BELEZA DE PÃO FICOU LINDO!
ResponderExcluirLÉIA AMIZADE ASSIM TÃO ESPECIAL É MUITO DIFÍCIL DE ENCONTRAR POR ISSO PARABENIZO VC E SUA FAMÍLIA POR RECEBEREM TÃO BEM OS AMIGOS!
BEIJO
minha filha querida, estou tão emocionada com esta linda e completa postagem, e especialmente com todo o carinho impresso nela.
ResponderExcluirrealmente foram momentos muito especiais.
a começar pela sua vinda e do Michele aqui, pelos dias maravilhosos que voces passaram conosco.
a ida do Nick, o encontro com sua família italiana, a amizade que nasceu daí, momentos únicos. realmente tudo isto tem sido um encontro de almas, algo muito maior que um simples acaso.
grata por todo o seu carinho e dedicação, pela sua doçura, grata pela família do Michele ter recebido tão bem o Nick, grata pelo Michele ter sido tão especial e ter permitido que este nosso sonho se virasse realidade. grata a sua família por me esprestar como filha. enfim grata por existir.
um beijo enorme para todos e um muito especial para voce!
Que pão fabuloso, é tão bom encontrar pessoas assim e recebê-las como se fossem mesmo família :)
ResponderExcluirLéia,
ResponderExcluirLindo post, linda celebração da amizade.
Parabéns ao Nick pelo pão de ervas, devia estar tão delicioso quanto está bonito.
Beijo
Vânia
Amo muito tudo isso, encontros, gentileza, prazer em receber, belo pão, enfim, momentos especiais.
ResponderExcluirD-I-V-I-N-O, na verdadeira acepção da palavra!
Bjs.
Yummy! Que delícia!
ResponderExcluirJá te disse lá no F.B. como gostei desse Pão de Ervas que acompanhado de uma boa salada é uma óptima refeição! E gostei muito de vos ver a apanhar as azeitonas para fazer o azeite. Esse é muito diferente do que se compra nas lojas! É como o cá de casa que é feito no lagar lá da minha aldeia e que é virgem e sem acidez.Isso é qualidade de vida e imprescindível para a "nossa" Dieta Mediterrânica.Adorei! Bjs. Bombom
ResponderExcluirLeila,
ResponderExcluirO pão ficou lindo e de certo muito gostoso... Que bom terem passado juntos momentos tão especiais, ficaram sempre guardados em suas memorias. Gostei muito da apanha de azeitonas : ) Nada melhor que um azeite purinho.
Beijinhos e um bom fim de semana amiga!
Léia, mas que surpresa incrível você me fez. Quando vi sua postagem no facebook já fiquei feliz, agora quando venho no seu blog e vejo este texto e estas fotos confesso que fiquei muito emocionado. Sinceramente não tenho como expressar a gratidão de ter sido tão bem recebido sua por você, Michele e toda sua família italiana. Quanto ao "pane alle erbe" eu não o fiz sozinho, você foi responsável por 50% da execução. Agora vendo estas imagens da colheita da oliva também me senti presente. São imagens muito significativas pois demonstram uma força e união familiar muito bonita, além do valor e o zêlo pelas coisas do campo, que nos fornece o nosso alimento, "il nostro cibo", que afinal é o elo que um dia uniu nós todos.
ResponderExcluirum beijo para cada um de vocês, fiquem com Deus.
Ah!! Eu babei no slide da feitura do pão e quando vi a receita, não acreditei!! hehehehe mas é lógico que já estou levando!! Bom fim de semana!! Beijus,
ResponderExcluirQue lindo, fiquei emocionada com todo o post. Que belo encontro amiga, e como bem disse a Angela, um encontro de almas...sente-se isso daqui do outro lado.
ResponderExcluirA receita do pão já está anotada aqui, penso em reproduzi-la para compor minha mesa de Natal, depois te conto.
Um beijo no seu coração!
♥Bjuss!!!
Minha querida amiga
ResponderExcluirVocê é uma pessoa de muita luz, por isso vai estar sempre cercada de pessoas maravilhosas que te querem bem!!!
Esse pão preciso copiar, e a colheita das "olive"...que vontade louca de estar aí...rsss...chego a sentir o aroma do azeite que vão produzir...maravilha!!!
Um abraço,
Seja sempre muito feliz!
Receita maravilhosa, amizade linda e adorei ver a colheita de azeitonas, pois meu marido, italiano, é de família de cultivadores delas por lá! Lindo! beijos,tudo de bom,chica
ResponderExcluirque postagem linda Leia! muito lindo ler tudo isso sobre alguem que admiro e amo tanto! meu pai é mesmo muito especial, assim como voces que se tornaram parte da nossa familia tambem! um beijo a todos, Julia.
ResponderExcluirQuerida Léia, como é bom receber visitas! Gostei das fotos e também de ver a colheita de azeitonas.
ResponderExcluirEsse post transmite muito carinho. Está lindo!
Beijos.
Oi minha amiga querida!!!
ResponderExcluirSaudade, saudade, saudade!
Nossa, cada vez que venho aqui acabo me emocionando com seus posts, que lindas imagens, tanto carinho, seu jeito de escrever me desperta algo tão gostoso.
SIMPLESMENTE AMEI AS FOTOS DA COLHEITA DE AZEITONAS, que coisa maravilhosa!!!
Parabéns por tudo!
E esta receita já vai ser feita por aqui, adorei!
Beijinho querida
Olá, Léia,
ResponderExcluirLindo post! Esta amizade entre as duas família, é mesmo muito preciosa, é incrível que o acaso tenha reunido pessoas tão distantes, rsrs. O pão do Nick também é lindíssimo (e deve ser muito saboroso, vou lá na Angela pegar a receita dele, rsrs).
Ah, também fiquei babando por causa de uma tortinha vista aqui na barra lateral, e vou ter de vir aqui depois para achar a receita dela (não faço isto agora porque já é tarde e eu tenho de fazer algumas coisas, antes de me deitar, rsrs).
Beijoca e votos de que a sua semana seja ótima!
Un bellissimo pane e racconto
ResponderExcluirciao
A amizade é que são as verdadeiras joias.
ResponderExcluiro Pão ficou lindíssimo.
BJs
Bom dia Léia.
ResponderExcluirEsse pão é lindo e deve ser saborosíssimo.
Que coisa boa receber amigos em casa e encontrar afinidades com pessoas assim.
Que legal que vocês fazem seu próprio azeite. Que experiência incrível q deve ser.
Léia, que linda postagem e que belo encontro! Adorei as fotos da colheita, nossa que emocionante! Nunca imaginei que fosse assim...adorei vivenciar e fazer essa viagem. Obrigada por compartilhar conosco. Estou com saudades de colocar nosso papo em dia. Aqui a internet tá melhor um pouco e estou visitando as amigas aos poucos.
ResponderExcluirEste pão está dos deuses, adoraria experimentar um pedacinho...hummmm!
Beijinhos.
Mamma mia, che bel pane! Sabe que pão é uma das minhas frustrações. Espero que Marina volte sabendo muito sobre o assunto de Nova Iorque...
ResponderExcluirIn qualle città abiti? Vedere la raccolta delle olive? Che sogno! Un giorno lo farò ( hò questa voglia di passare la mia vecchiaia in una piccola città italiana).
Baci e BJôs
Olá,querida
ResponderExcluirFoi muito bom te conhecer... momento inesquecível onde a distância se fez pequena...
Bjm de paz
Que linda amizade e que pão APETITOSO e SUCULENTO!!!!!!!!! Uau, é uma verdadeira maravilha!!!! Amei as fotos do FLICKR! Ótimo post! Beijão!
ResponderExcluirLéinha,
ResponderExcluirQue post mais sensacional, menina!
Ficou tudo tão perfeito que só faltou a gente comer do lado de cá este fantástico pão que teu amigo fez.
E a colheita das azeitonas, adorei ver vocês debaixo desta linda árvore, fazendo juntos a mesma coisa e depois felizes, comendo e vendo o sumo delas transformando-se no azeite que irão consumir. Que coisa mais linda esta atividade familiar!
Parabéns!
beijos cariocas
Vou fazer esse pão hoje! <3
ResponderExcluir