Vi uma maravilhosa receita de focaccia de cebola refogada no blog Trem bom da querida e talentosa Valentina. Disse a ela da minha insegurança em fazer levitados e ela disse que teria que libertar-me desse medo e foi o que eu fiz!
Essa massa é muito fácil e rápida de fazer. Enquanto ela cresce, pode-se refogar as cebolas "carameladas".
Nesses dias frios, com tanta neve não tenho saído de casa e embora fiz essa receita semana passada, repeti nesse sábado, trocando a sólita pizzeria pela minha casa quentinha assistindo um divertido programa na TV :)
Ingredientes:
1 colher (sopa) de fermento biológico seco granulado
600 gr de farinha de trigo para pão
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
100 ml de azeite de oliva extravirgem
300 ml água filtrada ou mineral morna
Para a cobertura de cebola:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem + um pouco para untar e regar a focaccia
3 cebolas grandes cortadas em rodelas (usei 4)
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de tomilho fresco (se não encontrar use orégano fresco)
sal (marinho de preferência)
Modo de preparo da focaccia:
Coloque todos os ingredientes secos numa tigela e use um fouet para misturá-los. Faça um buraco no meio e coloque a mistura de óleo e água. Com a mão no formato de garra faça movimentos circulares para misturar os ingredientes. Uma vez que os ingredientes estejam incorporados transfira tudo para uma superfície levemente untada e trabalhe a massa até que fique uniforme. Se ficar seca acrescente um pouquinho mais de água, se ficar muito mole acrescente um pouco de farinha (fiz a receita duas vezes e sempre ficou no ponto perfeito). Unte uma tigela levemente com azeite de oliva, transfira a massa para a tigela e cubra com um filme plástico (PVC). Deixe descansar e crescer em um canto quentinho da cozinha por 45 minutos.
Enquanto isso prepare as cebolas.
Refogue-as com as duas colheres de azeite de oliva, em fogo médio, mexendo de vez em quando, até que amaciem e fiquem douradas. Acrescente o açúcar e o vinagre balsâmico e refogue mais um pouco – uns 2-3 minutos. Retire do fogo.
Pegue a massa que já cresceu e com um punho fechado dê pequenos socos para que volte ao tamanho original. Transfira a massa para a assadeira levemente untada com azeite de oliva. Com a mão fechada vá empurrando a massa para espalhá-la pela assadeira e depois finalize ajudando a espalhar delicadamente e mais uniformemente com os dedos. Dependendo do tamanho da assadeira você não conseguira espalhar a massa por ela toda (no meu caso dividi a massa em duas e cobri duas formas redondas próprias para pizza - vejam nas fotos). A massa deve manter uma espessura razoável – jamais fina demais. Cubra a assadeira com filme plástico e deixe descansar para crescer mais um pouco por 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 200 °C. Após os 30 minutos retire o filme plástico da forma, espalhe a cebola por cima, salpique as folhas de tomilho e sal por cima e termine derramando o azeite de oliva por cima em fios finos (como fiz 2 formas, em uma delas coloquei algumas lascas de parmesão em cima das cebolas). Asse por uns 20–25 minutos na parte baixa do forno. Sirva imediatamente.
Adoro focaccia! beijos,linda semana iniciando com ótima receita! chica
ResponderExcluirLéa adoro focaccia, e focaccia de cebola, caramelizada melhor ainda, adoramos cebolas aqui em casa, e assim fica realemnte saborosa.Gostei muito da massa, excelente. Sua focaccia ficou linda. Bjos ótima semana
ResponderExcluirLéia,
ResponderExcluirAdoro cebola, adoro focaccia, adorei a receita, como de costume a focaccia ficou linda, assim como as fotos.
Boa semana,
Vânia
Que delícia, adoro focaccias e essa com essas cebolinhas aí por cima, estão de dar água na boca...hummmmmmmm!
ResponderExcluirBjuss!!!
A focaccia ficou linda!! Só de olhar a foto, dá água na boca :) Beijinhos
ResponderExcluirUAU.....UMA BELA RECEITA, IMAGINO O SABOR E O AROMA DESTA DELÍCIA!
ResponderExcluirTENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
BJS..♥
Deve ter ficado ótima! Mais uma pra listinha de "tenho que fazer uma hora dessas" :)
ResponderExcluirNada melhor que ficar em casa com um frio desses, pra quem não gosta de verão, acho que estou no lugar errado hehehe
Beijos!
Léia querida,
ResponderExcluirE tem coisa melhor que ficar em casa, curtindo um friozinho , em boa companhia e comida comidinha gostosa?
Bj e uma excelente semana pra vc,
Lylia
Oi minha flor!
ResponderExcluirMuito frio? rsss...
Sabe que também fiz essa focaccia? é uma delícia né? eu adorei, pena que não fotografei, pois fiz na minha mãe, e não tive como, uma pena, pq a receita merece!
Deixo pra você um abraço grande, e espero que já esteja melhor da garganta, né?
Renata minha amiga
ExcluirGraças a Deus estou melhor!
Bjo grande
Que maravilha de aspecto!
ResponderExcluirUm aspecto delicioso!!!
ResponderExcluirBjoka
Rita
Ficou com um aspecto fantástico!
ResponderExcluirBeijinhos :)
Adoro las pizzas y esta tuya tiene que estar para quitarse el sombrero que pinta tiene la masa!!!
ResponderExcluirUn besazo
hummmmas que bom aspeto!
ResponderExcluirWhat a delicious bread. This is my first visit to your blog, so I took sometime to browse through your earlier entries. I really like the food and recipes you share with your readers and I'll definitely be back. I hope you have a great day. Blessings...Mary
ResponderExcluirque delicia...e..ficou linda as suas fotos..bjo
ResponderExcluirEu ainda não me rendi ao mundo das massas, ainda não acertei a mão pra fazer pão e coisas do gênero entãos empre tenho medo. ÚLtimamente tenho visto muitas focaccias e me parecem tão gostosinhas. Quando me arriscar em uma (pela minha vontade, logo logo) vou passar pra ver esse receitinha de novo
ResponderExcluirD Augusto
ExcluirDepois que fiz essa focaccia vi que não existe segredos! Agora "ninguém me segura" no mundo dos levitados - hehehe!
Se arrisque!
Bjim
Minha querida! sou louca por foccacia...ainda mais de cebola...estou com água na boca...bjssssssss
ResponderExcluirOiê Léia,
ResponderExcluirNossa!!! Que LINDA a sua Focaccia!!! E com certeza DELICIOSA também...
Adorei e parece bem fácil de fazer...
Grande beijo, Irene
Não sei manejar direito o abridor de massas e esse jeito de empurrar a massa na assadeira, nunca experimentei. Será que consigo? (rs*) Chamar crianças para ajudar pode ser um bom modo de incentivá-las a serem mais independentes na cozinha. Boa semana! Beijus,
ResponderExcluirLuma, com certeza as crianças irão se divertir e a refeição ficará ainda mais gostosa!
ExcluirBjos
Leila,
ResponderExcluirAmo focaccia amiga... Ficou linda e com um aspeto delicioso, então com as cebolas caramelizadas deve ser uma maravilha : ) Gostei da receita e apresentação 5* como sempre.
Beijinhos
Querida, ficou linda!!! Olha como a massa ficou com um aspecto bem leve. Show!!
ResponderExcluirValentina minha querida
ResponderExcluirSó tenho que te agradecer, não tem como errar com as tuas deliciosas receita!
Um grande abraço
Léia
Gosto muito das cebolas assim, uma cobertura deliciosa :)
ResponderExcluirLÉIA,que troca bem sucedida, essa foccacia merecia. linda receita e bela fotografia. para mim só falta uma taça de vinho e a festa estava feita.
ResponderExcluirBom dia Léia.
ResponderExcluirAdoro cebolas caramelizadas, e essa receita realmente parece simples de fazer, vou passar ela para o meu marido, ele é melhor do que eu quando o assunto é fazer massas.
abraços
Léia, ficou mesmo linda e com certeza saborosa!As receitas da Valentina são ótimas e nas tuas mãos, não há erro!!
ResponderExcluirBj...
Léia, tudo aqui é tão, tão delicioso!!!!! É um boicote à minha dieta, rsrsrsrs! Beijão!
ResponderExcluiradoro la focaccia!!!!!!!bravissima!!!!!!!!!
ResponderExcluir