quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Pão de azeitona e alecrim

pão de azeitona
Como a casa de um italiano nunca falta pão, preparei essa receita muito especial para servir no Natal! Escolhi um delicioso pão de azeitona e alecrim, que vocês devem absolutamente experimentarem!
Para ver mais receitas natalinas, dicas de cozinha, detalhes da minha vida e muito mais, acompanhem-me pela minha página facebookBjim.
(In basso la versione italiana)


PÃO DE AZEITONA E ALECRIM
Fonte: Revista Claudia comida & bebida 2007

Ingredientes para dois pães:
800 gr de farinha de trigo
30 gr (2 tabletes) de fermento biológico fresco, esmigalhado e dissolvido em 1 xícara (chá) de água morna
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1/2 colher (sopa) de sal (usei sal rosa)
200 gr de azeitona verde, sem caroço, picada
4 colheres (sopa) de alecrim fresco picadinho
Ramos de alecrim para decorar

Modo de preparo:
Em uma superfície lisa, peneire a farinha, abra um buraco e junte o fermento, o azeite e o sal. Amasse com as mãos até a farinha absorver os ingredientes líquidos (se necessário, adicione um pouco mais de água). Sove a massa até ficar elástica e lisa, junte a azeitona e o alecrim e amasse. Forme com ela uma bola, unte com um pouco de azeite, cubra com filme plástico e deixe repousar por uma hora em lugar aquecido.

Abra em uma superfície lisa, polvilhada com farinha, e enrole como rocambole. Divida entre duas formas de bolo inglês de uns 30 x 13 cm, untadas com azeite. Deixe crescer até dobrar de volume. Leve ao forno moderado (180 °C), preaquecido, por 50 minutos ou até dourar a superfície. Espere esfriar, desenforme, decore com ramos de alecrim e sirva.

Outras deliciosas receitas de pão:
pão de azeitona com alecrim
Siccome a casa di un italiano non manca mai il pane, ho preparato questa ricetta molto speciale da servire a Natale! Ho scelto un delizioso pane alle olive e rosmarino, che dovrete assolutamente assaggiare!
Per vedere altre ricette natalizie, suggerimenti di cucina, dettagli della mia vita e molto di più, seguitemi sulla mia página facebookBacini.

PANE DI OLIVE E ROSMARINO
Fonte: Rivista Claudia comida & bebida 2007

Ingredienti per due pani:
800 gr di farina
30 gr di lievito fresco, sbriciolato e sciolto in 1 tazza di acqua tiepida
1/2 tazza di olio evo
1/2 cucchiaio di sale
200 gr di olive verdi snocciolate e tritate
4 cucchiai di rosmarino fresco tritato
Rametti di rosmarino per decorare

Metodo di preparazione:
Su una superficie piana, setacciare la farina, aprire un buco e aggiungere il lievito, l'olio e il sale. Impastare con le mani fino a quando la farina assorbirà gli ingredienti liquidi (se necessario, aggiungere un po' d'acqua ). Lavorare l'impasto fino a quando sarà liscio ed elastico, aggiungere le olive e il rosmarino e impastare. Formare una palla, unti con un po’ d'olio, coprire con pellicola trasparente e lasciate riposare per un'ora in un luogo tiepido.

Aprire la pasta su una superficie piana infarinata, e fare un rotolo. Dividere tra due stampi da plumcake di circa 30 x 13 cm, unti con l'olio. Lasciare lievitare fino al raddoppio di volume. Cuocere in forno moderato (180 °C), preriscaldato, per 50 minuti o fino alla doratura della superficie. Lasciare raffreddare, sformare, guarnire con rametti di rosmarino e servire.

16 comentários:

  1. Que pao lindo Léinha e de certeza saborosissimo, nunca fiz pão com ervas, tenho de experimentar, fotos arrasadoras como sempre, beijao !!!

    ResponderExcluir
  2. Ficou um pão lindo,adoro a combinação de alecrim e azeitonas
    bj

    ResponderExcluir
  3. Anotadíssimo Léia, que aroma deve ter esse pão!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Como diz a Cristiane, anotadíssimo! só não vou levantar para fazer agora porque estou sem fermento em casa. Mas já salvei a receita e tirei cópia para levar para a praia. Adoro pão, ainda mais com estes dois ingredientes que amo! a foto ficou linda, super sugestiva...tudo bom demais por aqui, sempre! aproveitando, quero te desejar um Feliz Natal, cheio de luz e paz! aquele pequeno texto que escrevi no blog tem tudo a ver contigo...moras longe, mas perto do meu coração...conquista-se! beijosssss

    ResponderExcluir
  5. Léia querida, que belo pão, aqui em casa tem que ter pães sempre também. Imagino a delicia que ficou e o aroma que exalou assim que vc retirou do forno. Adoro alecrim, e junto com azeitonas, não tenho dúvidas que agradou a todos em sua casa. Perfeito, belo pão. Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Amiga,
    que pão maravilhoso!
    Todas as receitas que vc faz ficam lindas, atraentes e irresistíveis!

    Bjs, fique com Deus ♥

    ResponderExcluir
  7. que delicia de pao ele esta 5* gostei mt deseijo umas felizes festas e um 2014 mt feliz bjs

    ResponderExcluir
  8. Minha doce amiga Léia.
    É pão e é feito por você, então não é bom, é delicioso.
    Querida, espero que a mamãe já esteja completamente boa. Pena você não poder estar aqui no Natal, mas estou certa que estará em coração.
    Vi você no programa de TV e sabe de uma coisa você é muito, mas muito mesmo bonita, fiquei Léia,desejo um Feliz Natal e um próspero Ano Novo para você e toda a família. Que Deus te proporcione muito amor, saúde, paz e felicidades.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Estou mandando de novo o comentário pois acho que o primeiro saiu cortado

    Minha doce amiga Léia.
    É pão e é feito por você, então não é bom, é delicioso.
    Querida, espero que a mamãe já esteja completamente boa. Pena você não poder estar aqui no Natal, mas estou certa que estará em coração.
    Vi você no programa de TV e sabe de uma coisa você é muito, mas muito mesmo bonita, fiquei encantada, muito embora eu já tinha visto a sua outra parte de beleza, o seu lado interior e amigo .
    Léia,desejo um Feliz Natal e um próspero Ano Novo para você e toda a família. Que Deus te proporcione muito amor, saúde, paz e felicidades.
    Beijinhos



    ResponderExcluir
  10. Que pão fantástico, Léia! Adorei, ficou maravilhoso! Eu adoro o sabor do alecrim no pão, acho que dá um toque de frescura muito agradável :)
    Vou guardar a receita!!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  11. Que delicia de sugestão, mais uma para anotar, ficou fofo e tão bonito, adoro azeitona e comendo uma dificilmente consigo parar e este pão deve ser delicioso com este ingrediente, uma bela sugestão.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Léia,
    Adorei a combinação, sem dúvida será uma das estrelas da ceia natalina, é lindo o delicioso.
    Muito boa receita.
    Beijo, Bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  13. Querida e doce Léia, voltei para deixar meus votos de um Feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo, repleto de paz, saúde, realizações, e alegrias junto aos seus familiares. Que 2014 seja magnifico para todos nós. Beijinhos, até 2014 miga.

    ResponderExcluir
  14. Léia, amo pão e amo azeitonas, então me apaixonei por essa combinação!Lindo e delicioso!!
    Bj

    ResponderExcluir

Comentários, dúvidas e críticas são muito bem vindos, embora os de conteúdo ofensivos e inapropriados não serão publicados!
Obrigada:-)